Miss Brasil 2011 e o racismo “aa brasileira”

Estou sumida, mas estou viva, feministando, cozinhando, tricotando e devendo uns apideites aqui.
BUT
ABER
MAS

Antes de receitas e fotos fofas, meu lado MAfalda precisa gritar!

Miss Brasil 2011

imagem daqui

Hoje de manha eu vi no portal do Yahoo! um link falando das candidatas a Miss Brasil 2011 que nao tem silicone. Abri, conferi e como nao estava fazendo nada mesmo, fui ver as fotos das-todas-as-candidatas.

E pasmei!

Simplesmente NENHUMA candidata negra. NENHUMA CANDIDATA NEGRA.

Todas as candidatas seguindo um padrao que tornou muito dificil para mim estabelecer algum criterio de beleza, uma vez que todas-TODAS-TODAS as candidatas tem cabelos castanhos, longos, lisos/semi-ondulado/permanente visivel, e pele clara. Nao tem NENHUMA CANDIDATA NEGRA. Nem a Miss Bahia eh negra, levando-se em consideracao que uma boa parcela da populacao negra se localiza no estado bahiano. Nem ela.

Ao ver essas mulheres representarem o “padrao de beleza da mulher brasileira” destacado no concurso Miss Brasil 2011, acho impossivel nao pensar em racismo, especialmente quando 50,3% dos 184 milhoes de brasileiros sao negros (fonte aqui)

Racismo velado tipico da sociedade brasileira, infelizmente.

Ah! MAs importante lembrar que a Miss Noruega 2010 era… NEGRA! Porrrra, como pode um pais escandinavo, em que pedreiros, marceneiras, professoras sao pessoas loiras-olhos azuis eleger uma NEGRA como simbolo da beleza escandinava???

foto daqui, onde eh possivel ver outras fotos da Miss Noruega😀

28 pensamentos sobre “Miss Brasil 2011 e o racismo “aa brasileira”

  1. Jux, eu vi isso atraves do seu Facebook, impressionante mesmo. Claro, sabemos que o Brasil eh um pais racista, mas ate onde vai, nè?
    Eu achei que as candidatas brasileiras nem chegam a serem brancas, podemos ver que tem meninas bem morenas, talvez mulatas, mas acho que foram modificidas, cabelos alisados, talvez photoshop nas fotos pra dar aquela embranquecida, bom, uma analise minha assim meio sem saber direito ja que vi so as fotos. Mas o que me impressiona tambem eh a padronizacão das brasileiras, o mesmo estilo que vi nas fotos das candidatas a miss Brasil eu vejo nas fotos das meninas no Brasil quando abro algumas fotos no Facebook, galera toda de cabelão cumprido e mega liso na chapinha direto.
    Mas voltando ao assunto do post… Eh chocante não ter nem ao menos uma beleza negra concorrendo,. Otima observacão a sua.
    Vocë viu que a brasileira que ganhou o miss Italia internacional, concurso para descendentes de italianos, sofreu racismos por la por ser morena?
    Beijo

    • Luluzissssima!
      Eu vi sim! fiquei horrorizada com o nivel dos comentarios racistas q o pessoal andou destilando…. Phoda, muito Phoda e muito muito triste😦

  2. Adorei o post. Às vezes não percebemos a forma sutil de como o racismo se demonstra. Muitas pessoas devem ter visto as candidatas e nem pararam para pensar na questão de não haver nenhuma negra. Parabéns!

    • obrigada pela visita Ticiane!
      O lance eh o seguinte: o racismo no Brasil eh tao perversamente entranhado na cultura e na sociedade que acaba passando despercebido. Fica aquele ar de °sempre foi assim”, banaliyando mesmo a logica racista a partir de um estratagema de invisibilidade racial defendido e estimulado atraves do lindo discurso “somos todos iguais, na existe esse lance de raca”. Na teoria eh lindo, mas na vida diaria o buraco eh bem mais embaixo: minha mae eh branca, meu pai eh negro, sou negra; por conta disso perdi a conta das vezes em que as pessoas pensaram q eu era a empregada da minha mae ou quando porteiros gentilmente indicaram meu elevador nos predios… o elevador de servico😛

  3. Interessante seria pensar que o estado brasileiro que mais tem fama de racista (digo só fama) foi o único que deu a, até agora única, negra a ser Miss Brasil. O Rio Grande do Sul tem a fama que tem no resto do país, mas foi o estado que projetou a lindíssima Deise Nunes ao Miss Brasil 1986. E até agora, ela continua a ser a única negra que venceu o concurso…triste.

    • como disse um “colega” no num chat no inicio da tarde: se eles nao colocaram negras, decerto nao tem negras bonitas pra isso…..😛

  4. Parabens pelo comentário, Jux.
    Eu já tinha percebido como era rara a presença de candidatas negras em consursos de beleza estilo “Musa do Brasileirão” mas este grupo de candidatas realmente chega a surpreender. Vale clonagem no Miss Brasil? Parecem mais 27 cópias da mesma mulher.

  5. O que me lembra da miss itália no mundo, Sílvia Novais – que recebeu ataques racistas de grupos nacionalistas italianos. Só não digo o que pensei deles em um primeiro momento porque vão me chamar de homofóbico.😄 Eu me casaria com uma mulher linda daquelas sem nem piscar, pô!

    Mas uma mulher como aquela a gente não vê por aqui. E faço questão de dizer que a nível de marmanjo não tenho nada a reclamar das moças acima. Mas entendo e concordo com seu ponto.

    • interessante seu ponto de vista, embora nada traga de novidade. Vejo que a maioria dos homens no Brasil nao tem por feitio apreciar a beleza de uma mulher negra e isso se dah ao palco socio-cultural em que educacao e a midia, de modo bastante majoritario, constroem a representatividade de homens e, principalmente mulheres. Vale dizer: o padrao estetico imposto as mulheres eh a mulher branca-loira-olhos-claros. Meninas sonham em ser assim, meninos sonham ter uma assim. Sempre vivenciei uma certa indiferenca por parte dos meninos e dos homens, em que pese um relacionamento comprometido……. pq sou negra e no imaginario represento apenas a luxuria, enquanto o ideal romantico se fundamentava sempre nas princeas da Disney, coisa que nunca fui, desejei ser e hoje fico feliz por nunca ter sido.

      • Repare que eu disse “casar”.

        Acho que eu já superei muita coisa. Não sou mais um garoto de dezoito anos. Posso enxergar uma mulher bonita pelo que ela é – e entender claramente que não existe uma forma única de ser bonita. Infelizmente eu não aprendi isso quando devia, na adolescência – e sinceramente, me arrependo muito de ter enxergar o mundo pelo “padrão comum” um dia, não por meus próprios olhos.
        Mas não acho que Disney seja exemplo de droga nenhuma. Não custa lembrar que esse “princesa e o sapo” foi feito mais como um calaboca para quem reclamar – e a Disney fez os personagens mais carismáticos quando são sapos do que quando são gente…

  6. Infelizmente é assim, a mulher negra sofre mesmo. Vi na TV a chamada para o concurso e fiquei triste por não ver uma representante real da minha essência. Não vi a minha “mãe” concorrendo, não vi a minha “esposa” concorrendo. Só apareceram lindas e não negras mulheres para o concurso. Como ainda esta difícil para muitas crianças negras se sentirem aceitas respeitosamente na nossa sociedade da forma como vieram ao mundo. Desta forma, crescem vivenciando as brincadeiras de mal gosto, as exclusões (diretas e indiretas), as faltas de oportunidades, a setorização racial, falta de boa educação, cultura, entre outras maldades a que somos submetidos. As referências positivas da figura do negro em geral ainda são ínfimas e, basicamente, se resumem ao esporte e à música. Poucos médicos, poucos cientistas, poucos empresários, poucos políticos, quase nenhum representante nos estratos de maior prestígio etc.

  7. Não acho que seja questão de racismo, porque vi nos estaduais negras , loiras e morenas muito bonitas. Todas com a mesma chance .Concordo que não foram eleitas muitas misses negras,uma das misses negras eleitas foi gaucha , e falando em porcentagem no RS somos 70% decendentes de alemaes … Entao eu tambem poderia alegar que ouve racismo neste concurso, cade as loiras de verdade!!!
    Seria bom parar com essa mania de perseguiçao, todo esse complo racista ta na cabeça de voces.

    • kd as loiras? pergunta pra mocas tipo a Miss Bahia 2010. Ela pintou o cabelo de preto e confessou “eu nao iria convencer como Miss Bahia com aquele cabelo clarinho”.
      Ahhhh… Se vc nao acredita, pode conferir a declaracao <a href="“>aqui

      Mais uma coisa: soh pq vc nao consegue enxergar o racismo nao quer dizer que ele nao exista.
      Ele simplesmente nao faz parte do seu dia a dia e, lanmento, mas seu discurso nao eh nem novidade, soh reflete como o racismo eh pratica cristalizada na mentalidade da sociedade brasileira.

  8. Olá! Primeira vez em seu blog, já caí em um assunto polêmico!
    Mas então eu pergunto: Não tendo nenhuma candidata loira de olhos claros representando o RS ou SC, já que essas são características preominantes nas mulheres dessas regiões, tb não seria uma espécie de preconceito? Pq as regiões de fato não escolheram a beleza que representa suas etnias, assim como a Bahia não escolheu a beleza que representa a sua.

    • Você acha isso ‘uma grande bobagem’ porque em nada lhe afeta.Você deve ser ‘branca’ e por isso o absurdo de não haver uma candidata negra no miss brasil e também poucos negros,ou quase nenhum,terem desfilado no SPFW, num país(como dito acima) majoritariamente NEGRO,não lhe incomoda em NADA,e é até bem cômodo.Citar o sistema de cotas,que nada tem haver com o caso, é só mais uma forma de externar seu preconceito.

    • Que ridículaaa!!!
      Usar uma palavra como essa para demonstrar sua reação mostra o tipo de pessoa que vc deve ser. O fato de ter citado o sistema de cotas, aliás, uma atitude de extrema ignorancia, nem surpreendeu tanto.

  9. Quando vi um pedaço desse tal concurso que tanto abomino, também reparei em não haverem negras e todas as candidatas se parecerem… Me diga: mulher pra ser bonita tem que ter cabelo bonito e liso né? Ops, ondulado de babyliss tb vale!! Alem do absurdo de mais da metade ter feito cirurgia plastica (a que ganhou fez QUATRO!!). Alguem me explica como isso representa a beleza da mulher brasileira???

  10. nada de mais não ter representantes negras. isso significa simplesmente que neste ano nehuma negra foi escolhida como miss em seu estado. não vejo racismo nisso. dizer que isso é racismo é procurar pêlo em ovo.

  11. O que eu fico mais abismada com esses concursos de beleza é que tudo é combinado, já acertado até mesmo antes do concurso acontecer, as outras meninas vão até lá só como “figurantes”. E realmente, cadê as negras hein? Uma concorrente ao miss espirito santo foi uma uma negra e quem ganhou? uma garota que nem de lá é. ela é mineiríssima, alias relembrando o miss MG de ano passado quem foi mesmo que ganhou? uma capixaba. E tudo combinado com a ntecendencia afinal a miss ES deste ano foi o 2º lugar do miss MG ano passado!!! Isso é um absurdo.

    • Concordo plenamente que seja tudo COMBINADO.E ainda dizem acima que não há racismo nessas seleções,quanta ignorância.Eles não querem que uma NEGRA represente a beleza brasileira e por isso mesmo as candidatas negras são excluídas logo nas seleções por estado {como aconteceu em MG,no qual DUAS NEGRAS chegaram a final e a ”branca” ganhou.}…MAIS as pessoas IGNORAM isso,fingem não ver e QUEM VÊ é tido como louco,neurótico,perseguido,etc.E o que mais me deixa abismada é o comentário do tipo ‘ah mais também não tem loiras de olhos azuis,logo há preconceito com elas também’…ME POUPE…As loiras já são muito valorizadas e tidas como as mais bonitas EM TODA A SOCIEDADE.Na televisão,nas revistas,é esse tipo de mulher a endeusada.Enquanto as negras são consideradas as mais feias, o que é não é verdade.Pois assim como há negras ”feias” há brancas ”feias”.E mesmo assim, as que são bonitas ainda não são valorizadas.

  12. Comentário bobo, irrelevante e tosco: miss noruega negra é o equivalente à misss brasil loira dos olhos azuis. Mundo estranho. xD
    O exótico é que assume ares de representação da beleza.

  13. Desde 1954 existe o concurso Miss Brasil e até hoje somente uma moça negra foi eleita vencedora em 1986(!!!!), Deise Nunes de Souza. E como fica a beleza negra neste evento? Aonde está escrito que apenas BRANCAS devem ser eleitas pra o Miss Brasil? E dizem que não temos racismo………
    Ah, imaginem então se tivéssemos!!!!

  14. Jux,

    O nosso Brasil é lindo, mas tb tão provinciano em certos conceitos.Quando vejo clips como “Beautiful” do Snoop Dog, quero chorar. Pq é um tipo de beleza adulterada.Mulheres com siliciones,”air brushed” que é uma tristeza.

    Em um dvd de dança que tenho, o Zumba, chamaram uma brasileira para fazer uma participação especial no samba. Aí colocaram uma loira peituda, magricela [ bem americana né?], com calça coladinha e marquinha de biquíni aparecendo do lado, tipo como se ela não estivesse usando calcinha sabe? Fiquei arrasada!

    Até quando a beleza das nossas mulheres vai vir dos padrões dos outros países ou de convenções feitas por revistas? Até qdo nos permitiremos tais coisas?

    A beleza da mulher brasileira está na sua pluralidade.Negra, branca,loira, morena, oriental, não importa. Se apenas nós soubéssemos o quanto somos belas, nós é que estaríamos ditando ao mundo o que é beleza e não o contrário!

    Bjos!

    ps: desculpe a “tese de mestrado” no comentário.

  15. Nao existe Nenhum lugar do planeta que se possa comparar com a beleza negra brasileira! Ah me esqueci.. as negras Cabo Verdiana sao lindissimas tambem.Gente isto e um absurdo.. paises com a maioria branca, como nos Estados Unidos ja tiveram represetante negras a Miss Universo… e olha que os negros so somam 13% da populacao!. Agora um pais que 50% dos povos e somado com a populacao Negra ..e nao encontrar nemhuma que possa representar o outro lado da cara do Brasil, So pode estar de brincadeira ne? Sera que so tem negra bonita para desfile canvalesco ? Espero que este racismo se ropa o mais breve possivel.

  16. Saudações aos caros blogers!

    Escrevi um texto recentemente sobre esta mesma questão, e quando li o post e os comentários publicados aqui, me identifiquei com as mesmas inquietações de vocês…
    Como tenho dito… “Está faltando “BRASIL” no Miss Universo!
    Deêm uma olhada lá no post… acho que teremos muitas figurinhas pra trocar! rsrs

    http://reticenciasatitude.blogspot.com/

    Abraços,

    Janaína

  17. Muito bacana esse post e o blog em si. Li vários textos seus e gostei bastante. E, ei, a Miss Angola, lindíssima, ganhou o Miss Universo, então nem tudo está perdido!🙂

Deixe uma resposta

