Coxa e Sobrecoxa Assada à la Thomas Keller ou Perna de Ave assada do jeito mais simples do mundo

Um comentário no post da Ferzíssima definitivamente me chamou a atenção: o melhor frango assado que já comi na minha vida”.

Um comentário assim sempre chama a atenção, especialmente vindo da Fêrzíssima, persona phyníssima e querida que tem um paladar muito especial para sabores naturais, caprichados e inesquecíveis…

Bão… como fazia tempo que eu não postava receita nesse sótão, vamos à uma perna de ave, vulgo coxa e sobrecoxa de frango, assado no forno, do jeito mais simples de mundo, como ensinou o chef Thomas Keller, cuja receita foi testada e aprovada pela Ferzíssima😀

A receita original é para 01 frango inteiro, mas eu fiz com coxas e sobrecoxas, apenas cuidando do tempo de forno e deu ultra certo!

Coxa e Sobrecoxa Assadas a la Thomas Keller – ou do jeito mais simples possível

02 coxas e sobrecoxas – aprox. 250gr
Sal kosher e pimenta do reino moída na hora – usei sal comum e pimenta honesta moída na hora
2 colheres de sopa de tomilho fresco [opcional] – usei
Manteiga sem sal e mostarda Dijon para servir – dispensei

Pré-aqueça o forno em 450ºF/ 232ºC. Lave muito bem as coxas e sobrecoxas e seque no capricho usando folhas de papel toalha.
A carne deve estar bem seca, para não formar vapores de água dentro do forno durante o cozimento. Salpique sal e pimenta dos dois lados das coxas. Coloque o frango numa assadeira.

Nessa parte aqui eu “perverti” a receita: a Fêrzíssima contou que passou um sufoco por conta da fumaça da gordura do frango, gordura essa que pingou na forma quente, fez fumaça e fez disparar os alarmes de incêncio da casa dela. Aqui na catcave temos alarmes de incêncio em todos os cômodos – exceto banheiro e cozinha. Mas tem um BEM na porta da cozinha. Já fiz disparar o trem um par de vezes e eu com minha privilegiada altura de 1,60m não consigo alcançar o trem do alarme. Para isso tenho um personal desatarrachador de alarme de 1,90m, que dá conta dessa tarefinha fazendo piadinhas da chef de meia altura e meia altura em si. Ok ossos do orifício…

Voltando… como eu já sabia do sufoco ná cozinha do chucrute, descasquei e fatiei grossamente 03 batatas pequenas e as deitei em berço esplêndido, digo, na forma de assar. Pousei as pernas da penosa – que um dia foi uma ave feliz, saltitante e ciscante nesses campos da Batatalância – por cima das batatas – made in Batatalândia, ófe córsse –  e levei ao forno  e assei por uns 25 minutos (como eram só as coxas e o forno estava bem quente e bão, foi até rapido). Após a assadura completa, tire do forno, espalhe o tomilho picado sobre a carne e dê uma regadinha com o molho que juntar na assadeira. Deixe descansar por uns 15 minutos e sirva acompanhado de manteiga e mostarda Dijon se quiser. Não servi com manteiga nem mostarda. Fiz um arroz misto (comum + arroz selvagem), cenouras ao vapor (cortadas fofamente em forma de flôôoooor, que gente fofa eu sou) e… chucrute de repolho vermelho! Na terra do chucrute, chucrute e batata são itens praticamente obrigatórios!

P.S.: As batatas da forma podem e DEVEM ser comidas sem medo de ser feliz!

6 pensamentos sobre “Coxa e Sobrecoxa Assada à la Thomas Keller ou Perna de Ave assada do jeito mais simples do mundo

  1. Nossa! essa eu vou tentar. Depois eu conto o resultado. Apropo, comecei a ler teu blog hj. A Isa tb me incentivou a fazer um blog… ainda não me aventurei. hehe Bjo e boa semana

    • oie!
      entonces:
      1) faz o frango sim! fica uma delicia,super suculento, com ar defumado, maravilha! Ja testei a receita com pernas de frango e a penosa completa – sempre deu super certo. So o tempo de forno pra frango inteiro eh um pouco maior, mas nada muito assustador!
      2) faz um blog sim, eh uma maneira legal de expor ideias e se conectar com pessoas de ideias legais tb😀

      beijukkkka

      • hmm será que também funciona com “Entekeule”? Craro que o tempo de forno deve ser no minimo o dobro hahaha mas adoro! Tou imaginando agora, com Rotkohl e Kartoffelklöße… deu água na boca!

      • uia! Entekeule eh tudo de bom!
        tenho certeza q vai funcionar com o pato sim! jah adaptei algumas receitas tradicionalmente feitas com frango ao nobre pato e RA! Sucesssso😀
        Cozinhe o bicho e depois venha contar😀

Deixe uma resposta

