Inveja

Em tempos antigos que se repetem na eternidade das marés e serenar de luas, havia duas pessoas, uma delas sabia fazer vasos de cerâmica e a outra não…

A ceramista trabalhava duro, escolhendo barro bom, umedecendo e moldando e cozinhando as peças… o resultado final era belo e sempre fruto de trabalho e suor… já sua colega não sabia fazer tais obras de barro, e se ressentia demais por isso…

A artesã – generosa como essas pessoas costumam ser – ofereceu-se a ensinar à outra tal ofício… mas se surpreendeu com a recusa da outra não-artesã, que achou tudo chato e cansativo e dispendioso. Pior do que a recusa, achou humilhação aquela oferta.

Dentro de seus pensamento doentes, decidiu a invejosa que se ELA não tivesse vasos de cerâmica, a artesã também não os teria.

Secretamente, numa noite de estrelas silenciosas, a invejosa foi lá e quebrou os vasos da artesã. Um a um, gozava ao ouvir o estalar dos cacos da cerâmica ao encontrar o chão. Pensou ela “ah, agora estamos nos mesmo nível”.

Dias se passaram, estava a invejosa certa de que havia destruído tudo e nunca mais veria vasos a lhe incomodar a própria mediocridade.

Sem esperar, viu a loja da cermista aberta e surpresa, reencontrou a artesã serena, sentada, a moldar um novo vaso, ao lado de outro vaso fresco.

Sem entender, pergunta ela à artersã “o que houve com os outros vasos?”.

A artesã diz “alguém veio aqui, no sonhar da noite e quebrou tudo… é uma pena, se essa pessoa quisesse aprender, teria ensinado a fazer seus próprios vasos e certamente essa pessoa faria vasos tão ou mais belos que os meus… mas decerto ficou feliz em quebrar os meus, achando que assim seríamos iguais. Ledo engano: ela continuará estagnada, sem nada saber construir, enquanto eu seguirei e sempre farei novos vasos…”

Um pensamento sobre “Inveja

  1. Pingback: O significado da Vitória de José Serra « Dolcinha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: