Segunda Feira Vermelha – Red Monday – Roter Montag

Existe uma conexão secreta entre as pessoas e os acontecimentos que não consigo encontrar explicação racional para justificar.

Uma das casinhas virtuais que leio e recomenco é o Mulher Alternativa. Tem uns textos e discussões muito legais sobre feminisimo, dentre outros temas legais, abordados de forma inteligente e criativa.

Pois bem… hoje, ao dar minha lida diária nos blogs (sim, eu visito meu bonitinhos do blogroll täglich) eu me deparo com a pergunta da semana:

Menstruação ainda é, sim, um tabu.

Numa análise muito bacana sobre a mesntruação, sobre como a sociedade, as mulheres e homens encaram a mentruação, a “maré vermelha” feminina, sobre a palhaçada dos absorventes, sobre os abiosorventes (dentre eles, o copo menstrual, que comecei a usar e merece um post), a Mari Moscou fala Segunda Vermelha, campanha idealizada aqui.  É de lá que eu estou colocando a figura que ilustra tão bem a campanha:

Estou simplesmente ESTUPEFATA de perceber como existe uma conexão estranha nesse mundo e como estou conectada a tantos pensamentos.

ONTEM mesmo eu pensei em escrever sobre isso, exatamente porque minha menstruação (que sempre chamei de MINHA AMIGA) veio me visitar.

E até sobre esse aspecto, tem um detalhe que sempre me incomodou DEMAIS, antes mesmo de eu me descobrir feminista: tem gente que chama a menstruação de monstra e de CHICO!

Eu sempre me RECUSEI a chamar minha AMIGA de CHICO e eu ainda perguntava pras meninas que chamavam menstruação disso:  “PORRA, como vocês podem dar um nome de HOMEM a um acontecimento ESTRITAMENTE FEMININO?”

SIM, pode parecer bobagem, mas creio na força das palavras e o hoje entendo que meu incômodo ao nome de CHICO era (e é) uma reação a uma das estratégias no processo de controle do corpo feminino.

Quanto ao copo menstrual, comprei o meu no mês passado e estou pra escrever um posto sobre a experiência (já é a segunda  visita da minha Amiga em que ele se faz presente). Comprei de uma loja vegana aqui em Florianópolis – a marca dele é Green Donna. O que posso dizer, muito resumidamente, é que: 1# o uso do copo menstrual ajuda nesse processo de quebra de tabus em relação à menstruação e no processo de autoconhecimento e 2# depois que você começar a usar o seu, você vai se perguntar “what a duck, como eu pude viver tanto tempo sem ele???”

Celebremos a VIDA!

Mulheres, celebremos nossa SEGUNDA FEIRA VERMELHA.

2 pensamentos sobre “Segunda Feira Vermelha – Red Monday – Roter Montag

  1. Copo menstrual? Gente, acho que errei de século… ainda bem que existe o Seu Google nos dias de hoje, vou lá me perder pra entender o que é!
    ps: Não sabia que também moravas em Floripa!
    ps2: Aqui na Suécia não sei como encaram a menstruacão. Já a pílula não aparece em público nunca, enquanto que os abortos rolam solto. Vai entender?

  2. Menina, adorei a idéia do copo!!! Não tinha ouvido falar deles ainda (como????) e descobri que são fabricados na Finlândia, minha vizinha!!! Quero um, quero um!

    Jogar absorvente cheio de plástico, nada biodegradável no lixo, nunca mais? Será possível?

    beijo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: