Segunda Feira Vermelha – Red Monday – Roter Montag

Existe uma conexão secreta entre as pessoas e os acontecimentos que não consigo encontrar explicação racional para justificar.

Uma das casinhas virtuais que leio e recomenco é o Mulher Alternativa. Tem uns textos e discussões muito legais sobre feminisimo, dentre outros temas legais, abordados de forma inteligente e criativa.

Pois bem… hoje, ao dar minha lida diária nos blogs (sim, eu visito meu bonitinhos do blogroll täglich) eu me deparo com a pergunta da semana:

Menstruação ainda é, sim, um tabu.

Numa análise muito bacana sobre a mesntruação, sobre como a sociedade, as mulheres e homens encaram a mentruação, a “maré vermelha” feminina, sobre a palhaçada dos absorventes, sobre os abiosorventes (dentre eles, o copo menstrual, que comecei a usar e merece um post), a Mari Moscou fala Segunda Vermelha, campanha idealizada aqui.  É de lá que eu estou colocando a figura que ilustra tão bem a campanha:

Estou simplesmente ESTUPEFATA de perceber como existe uma conexão estranha nesse mundo e como estou conectada a tantos pensamentos.

ONTEM mesmo eu pensei em escrever sobre isso, exatamente porque minha menstruação (que sempre chamei de MINHA AMIGA) veio me visitar.

E até sobre esse aspecto, tem um detalhe que sempre me incomodou DEMAIS, antes mesmo de eu me descobrir feminista: tem gente que chama a menstruação de monstra e de CHICO!

Eu sempre me RECUSEI a chamar minha AMIGA de CHICO e eu ainda perguntava pras meninas que chamavam menstruação disso:  “PORRA, como vocês podem dar um nome de HOMEM a um acontecimento ESTRITAMENTE FEMININO?”

SIM, pode parecer bobagem, mas creio na força das palavras e o hoje entendo que meu incômodo ao nome de CHICO era (e é) uma reação a uma das estratégias no processo de controle do corpo feminino.

Quanto ao copo menstrual, comprei o meu no mês passado e estou pra escrever um posto sobre a experiência (já é a segunda  visita da minha Amiga em que ele se faz presente). Comprei de uma loja vegana aqui em Florianópolis – a marca dele é Green Donna. O que posso dizer, muito resumidamente, é que: 1# o uso do copo menstrual ajuda nesse processo de quebra de tabus em relação à menstruação e no processo de autoconhecimento e 2# depois que você começar a usar o seu, você vai se perguntar “what a duck, como eu pude viver tanto tempo sem ele???”

Celebremos a VIDA!

Mulheres, celebremos nossa SEGUNDA FEIRA VERMELHA.

2 pensamentos sobre “Segunda Feira Vermelha – Red Monday – Roter Montag

  1. Copo menstrual? Gente, acho que errei de século… ainda bem que existe o Seu Google nos dias de hoje, vou lá me perder pra entender o que é!
    ps: Não sabia que também moravas em Floripa!
    ps2: Aqui na Suécia não sei como encaram a menstruacão. Já a pílula não aparece em público nunca, enquanto que os abortos rolam solto. Vai entender?

  2. Menina, adorei a idéia do copo!!! Não tinha ouvido falar deles ainda (como????) e descobri que são fabricados na Finlândia, minha vizinha!!! Quero um, quero um!

    Jogar absorvente cheio de plástico, nada biodegradável no lixo, nunca mais? Será possível?

    beijo

Deixe uma resposta

