Pode ser a passos de formiga, mas caminha firme para um sonho de igualdade

Fiquei emocionada quando soube da notícia ontem.
Sabia que eles íam julgar o processo ontem… e no fim do dia soubemos todos…

E sabe o que é mais bonito? Aos poucos a definição “conservadora” de FAMÍLIA cede espaço para o que ela efetivamente deve ser:

Sinônimo de AMOR!

STJ mantém adoção de crianças por casal homossexual

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) proferiu hoje uma decisão inovadora para o direito de família. Por unanimidade, os ministros negaram recurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul e mantiveram a decisão que permitiu a adoção de duas crianças por um casal de mulheres.

Seguindo o voto do relator, ministro Luis Felipe Salomão, a Turma reafirmou um entendimento já consolidado pelo STJ: nos casos de adoção, deve prevalecer sempre o melhor interesse da criança. ” Esse julgamento é muito importante para dar dignidade ao ser humano, para o casal e para as crianças”, afirmou.

Uma das mulheres já havia adotado as duas crianças ainda bebês. Sua companheira, com quem vive desde 1998 e que ajuda no sustento e educação dos menores, queria adotá-los por ter melhor condição social e financeira, o que daria mais garantias e benefícios às crianças, como plano de saúde e pensão em caso de separação ou falecimento.

A adoção foi deferida em primeira e segunda instâncias. O tribunal gaúcho, por unanimidade, reconheceu a entidade familiar formada por pessoas do mesmo sexo e a possibilidade de adoção para constituir família. A decisão apontou, ainda, que estudos não indicam qualquer inconveniência em que crianças sejam adotadas por casais homossexuais, importando mais a qualidade do vínculo e do afeto no meio familiar em que serão inseridas. O Ministério Público gaúcho recorreu, alegando que a união homossexual é apenas sociedade de fato, e a adoção de crianças, nesse caso, violaria uma séria de dispositivos legais.

O ministro Luis Felipe Salomão ressaltou que o laudo da assistência social recomendou a adoção, assim como o parecer do Ministério Público Federal. Ele entendeu que os laços afetivos entre as crianças e as mulheres são incontroversos e que a maior preocupação delas é assegurar a melhor criação dos menores.

Após elogiar a decisão do Tribunal do Rio Grande do Sul, relatada pelo desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, o presidente da Quarta Turma, ministro João Otávio de Noronha, fez um esclarecimento: “Não estamos invadindo o espaço legislativo. Não estamos legislando. Toda construção do direito de família foi pretoriana. A lei sempre veio a posteriori”, afirmou o ministro.

 

Fonte STJ

3 pensamentos sobre “Pode ser a passos de formiga, mas caminha firme para um sonho de igualdade

  1. Jux: eu amei isso!!!!! Vibrei muito! Me lembro de uma pesquisa na faculdade que mostrava que as crianças adotadas por homossexuais eram muito mais amadas e com menores chances de sofrerem maus-tratos do que em famílias hetero. pq elas são extremamente desejadas e é um processo muito mais difícil e doloroso!

    Ameeeeeeei!!!!

    Bjão, flor!!!!

  2. Muito pra se comemorar! Espero que essa moda pegue! Pena que nosso país querido ainda tenha tanto ranço homofóbico… Valeu por trazer a notícia – vc parece que foi a única…

    beijo

    • Sim, queridas Camila e Fernada! É um grande motivo para comemorar e digo: pra ficar alerta pros reacionários revoltados!
      No mesmo dia em que foi publicada a notícia da adoção, soube de um projeto de lei que prevê exatamente a PROIBIÇÃO da adoção por casais do mesmo sexo. Os motivos: os mais exdrúxulos possíveis – que serão descritos num post em breve. Em resumo: pra o autor do projeto de lei, é melhor deixar crianças abandonadas num depósito humano, feito um monte de vira-latinhas do que dar a elas a chance de ter uma FAMÍLIA DE VERDADE, qualquer que seja a composição dessa família, desde que o mais importante ingrediente seja presente: AMOR.
      Beijukka pra vc’s duas fofas!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: