Linchamentos…

Não vou nem falar muito sobre o caso da Geisy – ou um retrato de como as pessoas conseguem ser hipócritas e preconceituosas ao mesmo tempo – , pois pessoas incríveis como a Lola, a Marjorie e a Denise (isso dentre tantas) deram muito bem o recado…

Isso me lembra um outro causo, com esse mesmo viés de linchamento moral… ocorrido nos idos de 1991…

Era uma vez…

Uma aluna que foi transferida de uma escola particular – onde estudara durante 7 anos – para uma escola pública. Tempos difíceis em sua casa. O pai fora aposentado e não é novidade que a aposentadoria mal dá conta do titular, que dirá manter 03 crianças em escola particular e um bebê recém chegado.

Diante desse cenário, lá foram as meninas estudar na escola pública. Os alunos da escola tinham seus conceitos já formados: eram alunas esnobes, ricas, vindas da escola particular. Nada disso. Eram meninas simples. Tímidas.

Um dia, a menina mais velha ganhou de sua mãe dois pares de prendedores de cabelo. Tinha uma presilha e o efeito decorativo se dava por um pedaço recortado de seda, em forma de laço esvoaçante. Um era azul e outro era vermelho.

Naquele dia a menina mais velha resolveu usar a presilha – prendeu metade dos cabelos com a presilha, da qual emergia em direção às costas, os longos cabelos cacheados.

Era um dia de sol, recente primavera.

Horário do recreio. Os alunos começaram a fazer piadinhas. Um, dois, dez, cinquenta. Uma multidão cercou a menina, encurralando-a na parede, fazendo piada da presilha.

Foi um momento de pavor.

O socorro não veio com o policiamento fardado, mas com a supervisora que veio tirar a menina do meio daquela pseudo cúpula de trovoada e a levou para a direção. O pai foiu chamado para levar a menina para casa. Ela chorou. Chorou muito naquele dia.

Voltou para a escola dois dias depois… e nunca mais usou a presilha.

(…)

2 pensamentos sobre “Linchamentos…

  1. eu amo a menina das presilhas!🙂
    ainda bem que ela nao era como as outras! ainda bem que ela cresceu e virou um adulto diferente dos outros…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: