primeiro ano na Alemanha

16 de Dezembro de 2010, 2 malas de 32kg cada, 3 avioes e 24h de viagem pela frente…

17 de Dezembro de 2010 – nasce meu novo “eu”, nessa terra chamada Alemanha

Nascer de novo?

Sim

Diferente de quando de eh turista, mudar de mala e cuia para uma nova terra, com nova cultura e novo idioma podem ser sim comparados a nascer de novo.

Cada um dos ultimos 365 dias tem sido aprendizado…

Aprender a falar

Aprender a pensar

Aprender a se expressar

Aprender a ler pessoas e momentos

Eh tambem sentir saudade

nao aquela saudade dolorosa

Saudade da terra-brasilis?

Podem vir as condenacoes, mas nao tenho saudade da terra que ficou pra tras.

Antes aprendi melhor a terra que nasci, mas sem saudades.
Saudade da comida, do povo, do clima?
Nao, obrigada.
Nao sinto saudades mesmo.
Tantos sabores no mundo a serem degustados, tantos climas a serem desafiados, tantas pessoas diferentes que podem tanto ensinar… vou lah ficar com saudade da terra amarelo-canarinho?
Sem chance.
E nem vem dizer que eu estou “deslummbrada com a Batatalandia”.
Jah andei bastante pelo planeta para saber – ha tempos – que nao existe lugar perfeito. Primeiro mundo eh fantasia erotica.
Existem lugares diferentes e que a gente pode sim achar melhor, de acordo com as expectativas e desejos que se tem em vida.
Em muitos aspectos, nos que me interessam, acho a Nutellalandia, no momento, melhor que a Terra do SeuSabia.
Nao tenho orgulho em ser brasileira porque, neh? sinceramente, acho esse “orgulho” muito ingenuo, na medida em nao fiz nada pra nascer lah. Nasci no Brasil como poderia ter nascido em Bangladesh ou na Finlandia.

Por outro lado, eu me orgulho de sair da zona de conforto.
Sair e cair da cadeira e da cama quentinha eh bem foda.
Mas vale a pena cair, sair do casulo e rever conceitos e preconceitos.

E por falar em saudade…
Minto se disser que nao tenho saudade do povo…
Tenho saudade apenas do meu povo, da minha tribo… do meu quartel-general.

Saudade apenas da minha primeira Familia

Mae, Pai, irma, irma, irmao, sobrinho, sobrinha…

Saudade de amig@s, pouc@s e bons, que ficaram…

Mas, como disse, e uma saudade sem dor…

E a vontade de ter todos juntos…

Mas aqui… tenho minha familia…

uma familia que me adotou e que eu adotei…

e um amor…

pelo qual atravessei mares terras e ares

pelo qual aprendi novas profissoes

pelo qual cresco

pelo qual nasci de novo

e assim sigo nascendo, todos os dias!

FelizAniversario para mim :D

About these ads

13 thoughts on “primeiro ano na Alemanha

  1. Parabéns!!!
    Com certeza vc ainda tem muito a descobrir por esse lado de cá, mas eu sou um pouco como vc, saldade “da minha terra” não tenho; sinto saudades de algumas pessoas, de algumas coisas…
    Mas a minha vida aqui na França é bem mais de acordo com a minha personalidade e com o que eu sempre desejei!!!

  2. gostei muito da sinceridade, aprecio muito a sinceridade, uma qualidade difícil de encontrar nas pessoas, já senti mais saudade, hj a sinto, mas nos mesmos termos que vc, saudade da minha família de sangue, pai, mae, irmaos, sobrinhos, poucos amigos e um pouco de outras coisas que podem ser muito bem substituidas…hj nao estou num dia bom, acontece, mas sua passada no meu canto já amenizou os dissabores, é por isso que é bom ter um blog, vou parar por aki, abracos.

  3. Também faço minhas as suas palavras. Também não sinto saudades, e quanto ao orgulho de ser brasileira é um tópico a ser discutido em off, né, Eve e Bela? hahahaha
    Beijo e bola pra frente para mais um ano!

  4. Oi Jux adorei seu e-mail pra mim… obrigada !
    adorei seu blog também…gostei em especila deste post… me deu muita força ao ler… e penso muito igual a você!
    beijos e apareça no blog sempre…
    já sou sua seguidora viu…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: